quinta-feira, 14 de maio de 2009

Anastácio: combate ao Tabagismo chega na zona rural

Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global.


No Brasil, onde 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa doença, o assunto vem sendo abordado não apenas pelo Ministério da Saúde, mas por outros órgãos governamentais e cada vez mais parcelas da sociedade civil.


Em Anastácio, o Prefeito Cláudio Valério preocupado em prevenir e conscientizar a população sobre o malefício do tabagismo, criou em conjunto com o Secretário de Saúde, Flávio Silvares Espíndola, o programa "Tabagismo".


Este mês, o programa "Tabagismo" foi estendido para a Zona Rural, nas colônias e assentamentos do Município.


O programa na zona rural, na tem sido coordenado pela enfermeira Giorgia Libanore, que realiza encontros semanais nos Postos de Saúde do Assentamento Monjolinho, e Colônia São Manoel, onde participam os moradores, principalmente fumantes e aqueles que estão parando de fumar.


Conversando e avaliando os fumantes, a equipe de Saúde de Anastácio, pôde perceber que muitos sentem-se divididos e inseguros quanto à decisão de parar de fumar, e os encontros em grupo, apóiam e ajudam nessa ‘batalha' contra o tabagismo.


"Nós sabemos que existe uma série de dependências, química, psicológica e de comportamento. Nos encontros podemos auxiliar em como lidar com essas dificuldades e com os primeiros dias sem o cigarro, vencendo os obstáculos. O Prefeito Cláudio Valério, através da Secretaria de Saúde, e o Dr. Flávio, tem insistido e investido no programa contra o tabagismo, pois eles tem se preocupado com a saúde dos anastacianos", afirma a coordenadora do programa, enfermeira Giorgia Libanore.


O programa "Tabagismo na Zona Rural", tende avançar para os próximos assentamentos e colônias, englobando e sendo atuante no Município todo.


Os interessados em deixar o hábito de fumar, devem procurar um Posto de Saúde, realizar um cadastro, e posteriormente participar das reuniões em grupo.


Todos os participantes são submetidos a uma avaliação médica, realizam exames e se necessário recebem medicação.

Fonte: Rosileny Ribeiro - Assessoria de Imprensa da Prefeitura

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial